terça-feira, 19 de abril de 2016

O diálogo é um aspecto importante no processo de ensino aprendizagem que requer uma atenção especial por parte dos educadores, pois ele representa de maneira prática, a acolhida e o compartilhamento que devemos ter com os alunos.

Mônica Lobo

Dialogando na Educação de Jovens e Adultos todos podem aprender.

No caso da Educação de Jovens e Adultos, o diálogo entre professor e aluno pode constituir-se num elo para aproximá-los, por meio da troca de idéias, bem como, transformá-los a partir dos conhecimentos compartilhados.

Entretanto o aluno adulto, muitas vezes busca no diálogo com o professor, muito mais do que aquisição de informações, mas também apoio e referências para a sua vida.

Assim, a mediação e o incentivo do professor por meio do diálogo, são referenciais para o crescimento pessoal do aluno e a superação das suas dificuldades.

Neste sentido, é fundamental que o professor da EJA se prepare para dialogar, adote uma postura aberta, receptiva, aprenda a ouvir atentamente o seu aluno a fim de captar no seu discurso, as suas necessidades para supri-las e tornar a experiência do diálogo uma troca enriquecedora para ambos,

Aprender a dialogar pressupõe ouvir e falar o que implica numa postura ativa, mas respeitosa. Para tanto, o diálogo precisa ser participativo com indagações e mediações que estimulem os seus interlocutores a falar, refletir, trabalhar com as diferentes opiniões além de relacionar os conhecimentos assimilados com a sua vida cotidiana visando uma participação social cidadã.

È preciso incentivar o aluno adulto a expressar-se sem receios, respeitando a sua diversidade cultural sem discriminações ou preconceitos, valorizando as suas contribuições frutos da sua história de vida.

O diálogo além de aproximar as pessoas, dinamiza a Educação, promove a reflexão, desenvolve a capacidade crítica nos alunos contribuindo para a sua conscientização e autonomia. Desta forma, o aluno adulto vivencia uma forma de ensino transformadora e passa a construir o seu percurso de aprendizagem utilizando as suas potencialidades.

Dialogando as questões são tratadas sob diversos e diferentes olhares e falas e isso permite uma visão mais ampla e uma aprendizagem mais significativa.

A informação quando trabalhada de uma maneira dialógica, torna-se mais representativa porque é discutida e não imposta.

Por isso é fundamental a adoção de metodologias na EJA que favoreçam o diálogo a fim de conhecer o seu aluno e oferecer ao mesmo, um processo de ensino onde todos possam aprender com a qualidade que tanto queremos e precisamos!
Mônica Lobo de Athayde
Pedagoga do CEEBJA

________________________________________________________________________

Leia também!

A decisão de voltar a estudar e o aluno da EJA. Dentre as características da Educação de Jovens e Adultos, podemos destacar o momento em que o aluno da EJA decide voltar para a escola.

_____________________________________________________________________________________________

O início das atividades no CEEBJA Professora Ronilce Aparecida Gallo Mainardes de Telêmaco Borba, está com grandes expectativas. Algumas mudanças já estão acontecendo.
_____________________________________________________________________________________________



CEEBJA 30 ANOS

COMPROMISSO COM EDUCAÇÃO DE QUALIDADE